Tem a sua sede na Cidade da Praia, podendo a respectiva administração abrir delegações ou qualquer outra forma de representação, em qualquer outro ponto do território nacional ou no estrangeiro.
2. Qual o papel da SOCA?
A SOCA tem por objecto a gestão, protecção e promoção dos direitos morais e patrimoniais dos autores de todos os géneros e formas de criação literária, artística e científica e, principalmente, de entre outras:
– Estabelecer as tarifas e proceder à cobrança dos direitos correspondentes e à sua distribuição pelos respectivos titulares;
– Cobrar, em representação dos respectivos titulares, todos e quaisquer direitos devidos pela utilização e exploração das suas obras e prestações;
– Distribuir e liquidar aos respectivos titulares os direitos cobrados nos termos da alínea antecedente, após a dedução das comissões devidas.
– Administrar, como mandatária dos associados, todas as obras intelectuais de cujos direitos autorais aqueles sejam titulares, qualquer que seja o seu género, forma de expressão, mérito, modo de comunicação e objectivo;
3. A SOCA deve acabar com a pirataria?
A SOCA tem, essencialmente, o papel de fiscalizar o cumprimento da legislação relativa aos direitos de autor, constatar as infracções à mesma e requerer às instâncias competentes as providências adequadas.
A pirataria é do foro judicial e deve ser combatida à luz da legislação nacional.
4. O que é o direito de autor?
O direito de autor, juridicamente, “é a faculdade exclusiva que os autores de obras literárias, artísticas e cientificas têm de usufruir, utilizar e explorar as mesmas ou autorizar a sua fruição, utilização e exploração por terceiros, no todo ou em parte, nos termos e dentro dos limites da lei em vigor”
(BO nº52/ Dez/90).
5. É na SOCA que se faz o registo das obras?
Não, o registo das obras deve ser feito no Ministério da Cultura (obras de natureza literária e artística) e no Ministério da Indústria (obras de carácter científico). A SOCA, entretanto, pode aceitar o depósito das obras, ou ser mandatado pelos seus sócios para fazer o registo das obras.
6. Como e quando a SOCA vai cobrar e distribuir os direitos de autor?
A SOCA tem já preparado uma proposta de Cobrança dos Direitos de Autor, que começará a funcionar, ainda no decorrer deste ano, com contagem a partir de Janeiro.
7. Como ser membro da SOCA?
Podem ser membros da SOCA, todos os autores de obras intelectuais, tais como definidas pela Lei dos Direitos de Autor de Cabo Verde, e que, preenchendo os requisitos estabelecidos nos seus estatutos, manifestem, voluntária e expressamente, querer a ela aderir.
Só podem ser admitidos como sócios da SOCA, os autores de obras literárias, artísticas ou científicas que preencham qualquer dos seguintes requisitos:
Ser cidadão cabo-verdiano ou ter a sua residência habitual em Cabo Verde;
Ser a sua obra publicada pela primeira vez em Cabo Verde, quaisquer que sejam a sua nacionalidade e o seu país de residência;
Sendo estrangeiro não residente em Cabo Verde, poderá ser a Lei dos Direitos de Autor de Cabo Verde aplicada à sua obra, de acordo com as obrigações decorrentes de Convenções Internacionais a que a República de Cabo Verde tenha aderido ou desde que se verifique reciprocidade quanto à protecção das obras dos autores caboverdianos nos respectivos países.
O pedido de admissão será dirigido pelo interessado ao Conselho de Administração e instruído com documentos e trabalhos comprovativos da qualidade de autor de obra literária, artística ou científica.
8. Há outras sociedades de autores?
Sim, e a SOCA pode:
– Celebrar contratos com organismos, agências e associações estrangeiros e internacionais congéneres para representação unilateral ou recíproca, com vista a assegurar a defesa dos seus associados e beneficiários noutros países e dos autores estrangeiros em Cabo Verde
– Aderir a organismos e convenções internacionais que têm por objecto a protecção e defesa dos direitos autorais, nos termos e dentro dos limites da legislação vigente sobre a matéria.