O escritor e jornalista Danny Spínola foi eleito, hoje, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Caboverdiana de Autores (SOCA) sucedendo ao jurista David Hopffer Almada.
Em Assembleia-Geral ordinária, realizada na Cidade da Praia, a lista encabeçada por Danny Spínola venceu a liderada pelo músico Daniel Spencer.
Em entrevista à Inforpress, o novo presidente do Conselho de Administração da SOCA disse que a nova equipa vai seguir a mesma linha de orientação, pelo facto de estar por dentro dos dossier, pois desempenhava a função de Secretário Executivo na direcção cessante.
Entretanto, Danny Spínola avançou que o objectivo principal da nova direcção é cobrar e distribuir direitos de autor, esperando que o Governo crie mecanismos legais que permitam fazer a fixação e cobrança de taxas.
Em relação a registos, Danny Spínola disse que o Ministério da Cultura já conta com um departamento para esse fim, considerando que a cobrança e distribuição de taxas são uma forma de demonstrar maior credibilidade ao autor.
De entre as acções a serem implementadas brevemente pela nova direcção, constam o lançamento do site, consecução da revista, cobrar quotas, bem como a emissão de cartão de sócio.
Instado a fazer o balanço do trabalho realizado pela SOCA nos últimos três anos, uma vez que fazia parte da direcção cessante, Danny Spínola considerou que “foi excelente” com o reparo de não ter havido muita divulgação e uma maior ligação com os associados.
OM
Inforpress/Fim